Dia Mundial da Saúde

15-07-2013 18:05

Anualmente o Dia Mundial da Saúde é celebrado a 7 de abril, uma iniciativa que pretende assinalar o aniversário da fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948.

O Dia Mundial da Saúde é uma campanha global, que convida todos - desde os líderes mundiais ao público em todos os países – a focarem-se num desafio único de saúde com impacto global.

Centrado em questões de saúde novas e emergentes, o Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade para desenvolver ações coletivas com vista à proteção da saúde e bem-estar das pessoas.

O tema do Dia Mundial da Saúde 2013 foi a pressão arterial elevada, um problema que afeta muitos portugueses, muitos dos quais não sabem que possuem este problema dado que nunca lhes foi diagnosticada.

A pressão arterial elevada aumenta o risco de várias doenças cardiovasculares, nomeadamente, risco de ataque cardáco e enfarte do miocárdio.

Várias são as medidas que podem ser implementadas por cada um de nós para prevenir a pressão arterial elevada, nomeadamente: redução do consumo de sal, diminuição do consumo excessivo de álcool e/ou tabaco; dieta alimentar equilibrada; atividade física regular; peso corporal saudável; diminuição do stresse e medição da pressão sanguínea.

Cientes das medidas preventivas da pressão arterial elevada, o Gabinete de Apoio ao Aluno promoveu várias atividades, durante os dias 8 e 9 de Abril, como a medição da tensão arterial, o cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal) e do nível da glicemia em colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa  - Delegação de Campo. Em colaboração com o desporto Escolar, foi promovida uma exibição de dança de modo a fomentar a prática de exercício junto da comunidade escolar.

Todas as atividades tiveram uma grande adesão por parte dos alunos. O Gabinete de Aopio ao Aluno agradece a colaboração de todos os intervenientes que ajudam, de uma forma ou de outra, a dinamizar as atividades do gabinete de Apoio ao Aluno no âmbito do Projeto de Promoção e Educação para a Saúde.

 

Prof. Goreti Alves e Prof. Joana Abreu